domingo, 31 de janeiro de 2016

Técnica de congelamento I: pratos quentes


Vocês sabem congelar corretamente os alimentos? Muita gente pensa que é só colocar no freezer e pronto. Mas se o congelamento não for executado adequadamente, o alimento pode perder suas características como textura, sabor e durabilidade.

Hoje a proposta é mostrar como se congela pratos quentes como arroz, feijão, molhos, sopas, carne refogada, por exemplo. 


  • Prepare o alimento como de costume.
  • Separe porções do alimento ainda quente em potes (como sugestão, sugiro potes do mesmo tamanho para deixar a organização do seu freezer perfeita).


  • Faça o choque térmico (a queda brusca de temperatura irá preservar sabor, textura e evitará principalmente o crescimento de microrganismos).

Prepare gelo previamente para fazer o choque térmico: pode ser em garrafas. Sobre elas, coloque uma bandeja. 

Apóie os potes com o alimento na bandeja que está sobre as garrafas com gelo. Deixe aí até esfriar.


  • Coloque a tampa falsa (um pedaço de papel filme em contato com a superfície do alimento). Isso evitará que aquelas gotículas que ficam na tampa, deixem o alimento com aquele gosto de congelado.

Tampa falsa

  • Tampe, etiquete colocando a data de congelamento e leve ao freezer.

Pote tampado e etiquetado: marque o nome do alimento e a data. Pode congelar!

  • A durabilidade é de 3 meses a partir da data de congelamento. Nunca deixe de marcar pois te garanto que você vai esquecer.

OUTRAS OBSERVAÇÕES:

  • Nunca descongele e recongele um mesmo alimento. Isso só pode ser feito se ele estava cru e foi preparado: por exemplo, uma carne moída crua foi descongelada e refogada, por isso pode ser congelada mais uma vez.
  • Descongele na bandeja mais baixa da geladeira ou utilize o botão descongelar do microondas. 
  • NUNCA, NUNCA mesmo descongele no sol!! Pelo amor de Deus.. Um dia vi isso e quase tive um ataque.. O crescimento de bactérias no calor é rápido e depois não adianta reclamar de dor de barriga, não é?!
Beijos!!

Gê.

Cardápio 1: torta de presunto e mussarela

Bom dia!

Para quem pretende executar o cardápio 1 (publicado no dia 27/01/2016) na semana que se inicia, essa é a torta de presunto e queijo da sexta-feira. 




Usei uma receita de massa de liquidificador: untei a forma, despejei metade da massa, 2 camadas de presunto, 2 camadas de mussarela, restante da massa e coloquei tomates em rodelas por cima. Fiz em uns 15 minutos. O tempo para assar foi de 35 min a 200oC.






Eu gosto deste tipo de prato para sexta-feira pois funciona com um lanche e sai um pouco do arroz com feijão. Sirva com folhas e legumes de sua preferência.



Beijos!
Gê.



sábado, 30 de janeiro de 2016

Café da manhã: Tapioca com ovo cremoso

Bom dia!!

Tapioca é uma iguaria neutra e por isso combina muito bem com recheios doces ou salgados.

Algumas pessoas gostam de rechear com ovo frito mas hoje a sugestão é um pouco diferente. Recheie a tapioca com ovo cremoso.

Aqui vai a receita:

Prepare um disco de tapioca. Coloque fio de óleo na frigideira, quebre o ovo e já misture na própria frigideira como se fosse um ovo mexido. Salgue. Quando estiver pronto, acrescente uma colher de requeijão light. Recheie a tapioca.


Café com leite é uma ótima bebida para acompanhar este prato!




Beijos,

Gê.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Sexta-feira é dia de pecar: Estrogonofe de brigadeiro

E como diria uma amiga: sexta-feira é dia de pecar!!

Por isso, separei uma receita que tira qualquer mulher da TPM e é felicidade garantida!! Esqueça da balança... rs

Uma vez, uma amiga (que vai ler isso, kkkkkkkkkkkk), veio me visitar e eu preparei esta receita. No dia, ela comeu com moderação e disse que amou. Depois pediu a receita e me contou que quando fez na casa dela, enfiou o pé na jaca, ops.. no estrogonofe doce. Não teve nenhuma moderação entre quatro paredes, rs.

RECEITA:

1 receita de brigadeiro pronta
1 caixa (200g) de creme de leite
1 xícara de nozes picadas
1 xícara de uvas passas picadas ou outra fruta seca (ameixa, damasco...)
1 xícara de chocolate ao leite ou meio amargo em cubos pequenos ou gotas de chocolate (se preferir)

Prepare o brigadeiro e quando estiver morno, adicione o creme de leite. Misture bem. Depois de frio, adicione os outros ingredientes. 

Pode ser servido puro ou acompanhando frutas ou sorvete.


Depois me contem se gostaram!!

Beijos,
Gê.


A maneira mais simples e caseira de aquecer sua comida

Para alguns isso não será novidade mas tenho certeza que para outros vai ser sim como foi para mim há uns anos atrás.

Às vezes a gente precisa aquecer apenas uma porção de comida e aí existem duas possibilidades: ou se faz o aquecimento de cada item no fogão e ou se monta o prato e aquece no microondas. A primeira é chata e trabalhosa e a segunda não aquece bem (ou demais ou de menos ou de maneira desigual).

Meu sogro me ensinou a aquecer assim: retire a quantidade de arroz, feijão, mistura e legumes e coloque tudo junto em uma panelinha ou frigideira. Coloque um pouco de água e regue com um pouco de azeite.


 Aqueça em fogo baixo. Eu ainda coloquei queijo ralado por cima. Fica ÓTIMO!!


Faça e depois me conte o que achou.

Beijos,
Gê.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Mandioquinha no molho de tomate

Às vezes, a gente adquire o costume de sempre fazer determinado legumes em um só tipo de apresentação. Com a mandioquinha, eu sempre acabo fazendo sopa ou purê. Aprendi a fazer a mandioquinha no molho de tomate com uma amiga. É rápido e gostoso:

Receita:

1 mandioquinha descascada e cortada em cubinhos
Meia lata de molho de tomate pelado
Um sachê de caldo de legumes
Cebola picadinha
Alho
Sal
Óleo para refogar

Aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente o molho de tomate, um pouco de água, a mandioquinha e o sachê de caldo de legumes. Ajuste o sal. Cozinhe em fogo baixo até o líquido reduzir e a mandioquinha ficar macia. É rapidinho!!



Prato pronto:




Beijos,
Gê.

Açúcar menos calórico

Olá!!!

Hoje tem dica de como adoçar bebidas evitando o excesso de calorias e fugindo do sabor do adoçante artificial. Isso não é merchandising, é dica mesmo, pois não ganhei um café adoçado para isso.. rs. Aprendi com uma nutricionista: conhecem o açúcar União fit?

União FIT

Ele adoça mais utilizando metade da quantidade do açúcar normal. É composto de sacarose (açúcar comum) e sucralose (adoçante artificial).

Existe também em sachês e por isso dá para levar na bolsa.


Gestantes e crianças podem consumir. Eu adoro o sabor!! Ele também pode ser usado em receitas.

Diabéticos não devem consumir ok?!

Beijos,
Gê.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Cardápio 1



Para este cardápio, sugere-se esta lista de compras:

Carnes:

Postas de cação
Carne moída
Linguiça de frango
Filé de frango
Sobrecoxa

Frios:
Presunto
Mussarela

Legumes/Verduras:
Batata
Cenoura
Beringela
Repolho
Tomate
Abobrinha italiana
Alface americana
Batata doce
Beterraba
Cebola

Outros:
Nhoque cozido congelado
Molho de tomate (eu uso tomate pelado em cubos)
Azeitonas sem caroço

* Lembre-se de que o arroz e o feijão podem estar previamente preparados e congelados, sendo necessário somente descongelar corretamente e temperar o feijão.

* Assim que chegar do mercado, já congele as carnes e descongele adequadamente um dia antes de prepará-la para consumir.

* Quando for preparar o molho sugo, você pode fazer uma quantidade maior e congelar a porção que não for consumir. Assim, nas próximas semanas você também poderá evitar a necessidade de preparar um molho de tomate na hora da refeição.

* Dica: para assar as sobrecoxas do sábado, utilize aqueles sacos para assar. Você já tempera as peças dentro do saco, deixa marinar por 30 minutos e depois pode assar. Vai evitar bastante sujeira na forma.

* O domingo está em aberto para passeios!

Este é o refogado de linguiça de frango e legumes da quarta-feira que usei para rechear a polenta:


Refeição da quarta-feira:


Temperei a salada com azeite balsâmico e sal e coloquei queijo ralado sobre a polenta que deixei mais molinha.

Beijos!

Gê.




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como facilitar sua vida - arroz e feijão

ARROZ:

Todo final de semana, eu tento fazer uma quantidade suficiente de arroz para consumir na semana. Preparo como de costume e fraciono em potes de congelamento. 

FEIJÃO:

Deixo de molho de um dia para o outro (de sexta para sábado ou sábado para domingo) e no dia seguinte faço o cozimento. Depois fraciono em potes de congelamento sem temperar.

Vale sugerir que você compre potes de tamanhos iguais (vários iguais e do tamanho que atende sua necessidade) pois isso deixará seu freezer mais organizado. Esses potes da foto abaixo podem ir ao microondas.



Tenha na cozinha um rolo de etiquetas para marcar o alimento que está dentro do pote e a data de congelamento. Em geral, a durabilidade desses alimentos é de 3 meses.

Depois vou postar a técnica de congelamento de alimentos, ok?! Isso vai evitar contaminação dos seus alimentos.

Para descongelar, deixe no dia anterior o pote que pretende descongelar na parte mais baixa da geladeira ou utilize o botão descongelar do microondas. Depois de descongelado, eu coloco um pouco de água no arroz e aqueço em fogo baixo. Fica parecendo arroz fresco! E o feijão, tempero na hora.

Beijos!

Gê.

Como se organizar

O dia-a-dia é extremamente corrido. Eu tenho dois filhos e por isso acredito que a necessidade de organização seja ainda maior. Tenho um menino de quase 3 anos que resolveu escolher o que come e uma bebê que logo mais vai entrar na fase das papinhas.
Por isso, estou me organizando da seguinte forma: na segunda-feira desta semana eu já planejo o que vou fazer na outra semana. Monto o cardápio e a lista de compras. Dentro das possibilidade, vou ao mercado ou meu marido vai no final da semana. Sem dúvida, assim fica mais fácil tudo dar mais certo e o desperdício tende a diminuir. Para facilitar a montagem da lista de compras, sempre tenha com você um bloco de notas pequeno e deixe na sua cozinha um caderninho fixo. A lista final pode ser colocada em um aplicativo no celular próprio para isso. Nós utilizamos um aplicativo chamado COUPLE onde é possível que outra pessoa visualize suas atualizações e também edite as listas compartilhadas. Nós temos uma lista chamada MERCADO e sempre que um de nós se lembra, já entra e atualiza a lista. 

Outro ponto importante, é estimar a quantidade de cada item e isso vai de acordo com a quantidade de pessoas e se o prato será consumido no almoço e jantar ou só em uma das refeições.

Beijos!
Gê.

Itens para sempre ter na dispensa

Para que você não passe aperto na hora de fazer suas receitas, monte uma lista fixa de produtos/alimentos. Sempre acrescente estes itens na sua lista de compras conforme a necessidade.
Eles podem ser úteis como itens de receitas ou para incrementar pratos. Também podem salvar uma refeição quando surgir algum imprevisto ou você mudar de idéia.

Aqui segue a minha lista de itens fixos:

Geladeira:
Ovos
Leite
Margarina sem sal
Alho moído
Tempero pronto
Maionese ou cream cheese (para usar como item de receita)
Mostarda (para usar como tempero)

Mantimentos e enlatados:
Arroz
Feijão
Macarrão
Macarrão para sopa
Polentina
Palmito
Champignon
Atum light
Queijo ralado
Molho de tomate
Tomate pelado em cubos
Caldo de galinha em pó
Sal
Açúcar
Farinha de trigo
Farinha de mandioca
Farinha de rosca
Fermento em pó
Azeite
Vinagre balsâmico
Molho de soja
Vinagre comum
Seleta de legumes
Milho em lata
Mel
Azeitona fatiada


Temperos:
Salsinha desidratada ou fresca
Noz-moscada
Pimenta calabresa
Orégano desidratado
Molho de pimenta

Perecíveis:
Cebola
Alho
Limão
Tomate
Folhas para temperar (caso prefira): manjericão, salsinha, cebolinha, coentro..

Beijos!!
Gê.


Prato principal x dia da semana

Queridos,

Para se organizar e facilitar a escolha dos pratos para cada dia da semana, fica mais fácil definir um tipo de prato principal em cada dia.

Aqui em casa, optei por fixar assim:

Segunda-feira: Peixe
Terça-feira: Carne bovina
Quarta-feira: Ovo ou Linguiça
Quinta-feira: Frango
Sexta-feira: Carne bovina ou frios
Sábado: Frango
Domingo: à definir

Para a minha realidade, prefiro o peixe na segunda-feira pois gosto de comprar peixe fresco na feira livre de domingo. Fica a critério de cada um.

Com esta organização, fica mais fácil escolher cada receita e montar a lista de compras para a semana.

No blog, sempre vou procurar seguir esta organização nos cardápios propostos.


Beijos!!

Gê.



Sobre este blog

Olá pessoal!!

Decidi montar este blog para dividir com vocês idéias e atividades que tenho utilizado para me organizar na alimentação da minha família. Aqui pretendo sugerir opções de cardápios semanais montados, lista de compras, sugestões de organização para compra dos alimentos, técnicas de congelamentos, receitas... enfim, tudo relacionado à alimentação familiar. Espero que gostem!

Aceito sugestões e críticas construtivas. 


Abraços!

Gê.