Vocês sabem congelar corretamente os alimentos? Muita gente pensa que é só colocar no freezer e pronto. Mas se o congelamento não for executado adequadamente, o alimento pode perder suas características como textura, sabor e durabilidade.
Hoje a proposta é mostrar como se congela pratos quentes como arroz, feijão, molhos, sopas, carne refogada, por exemplo.
- Prepare o alimento como de costume.
- Separe porções do alimento ainda quente em potes (como sugestão, sugiro potes do mesmo tamanho para deixar a organização do seu freezer perfeita).
- Faça o choque térmico (a queda brusca de temperatura irá preservar sabor, textura e evitará principalmente o crescimento de microrganismos).
Prepare gelo previamente para fazer o choque térmico: pode ser em garrafas. Sobre elas, coloque uma bandeja. |
Apóie os potes com o alimento na bandeja que está sobre as garrafas com gelo. Deixe aí até esfriar. |
- Coloque a tampa falsa (um pedaço de papel filme em contato com a superfície do alimento). Isso evitará que aquelas gotículas que ficam na tampa, deixem o alimento com aquele gosto de congelado.
Pote tampado e etiquetado: marque o nome do alimento e a data. Pode congelar! |
- A durabilidade é de 3 meses a partir da data de congelamento. Nunca deixe de marcar pois te garanto que você vai esquecer.
OUTRAS OBSERVAÇÕES:
- Nunca descongele e recongele um mesmo alimento. Isso só pode ser feito se ele estava cru e foi preparado: por exemplo, uma carne moída crua foi descongelada e refogada, por isso pode ser congelada mais uma vez.
- Descongele na bandeja mais baixa da geladeira ou utilize o botão descongelar do microondas.
- NUNCA, NUNCA mesmo descongele no sol!! Pelo amor de Deus.. Um dia vi isso e quase tive um ataque.. O crescimento de bactérias no calor é rápido e depois não adianta reclamar de dor de barriga, não é?!
Beijos!!
Gê.