Quando me tornei mãe de primeira viagem, percebi que meu filho regurgitava muito. Questionei o médico e ouvi que eu estava fazendo drama. Resolvi acompanhar por mais uns dias e vi que era impossível deitar meu filho pois o leite que ele havia tomado, voltava. Ele engasgava e chorava muito. Acabou acontecendo dele passar uma semana direto no colo sem deitar e eu obviamente esgotada. Aí uma mãe enfurecida surgiu: .. Voltei naquele médico e disse que queria uma medicação e que não era drama não. Ele receitou e tudo melhorou mas troquei de pediatra depois desse episódio.
O novo pediatra retirou o medicamento e indicou um leite anti-refluxo (existem várias marcas).
É um leite com um espessante, fazendo com que o leite forme uma papa no estômago e não volte.
Consegui manter o refluxo dele sob controle por alguns meses sem medicação e assim fiquei feliz da vida.
Até que entrou a primavera e esquentou: eu precisei oferecer água a ele e assim, o leite que ele havia tomado, começou a se diluir e os vômitos voltaram. Eu só pensei: como eu queria engrossar a água! Pensei que seria impossível fazer isso.. Só imaginei que o pesadelo estava recomeçando: novos vômitos, engasgos..
Conversei com uma gastropediatra e adivinha o que ela disse?! Existe espessante para isso sim!! Juro que senti um alívio enorme!! Quem já conviveu com bebês que possuem refluxo forte vai me entender. A partir daí, comecei a engrossar a água dele e a rotina voltou ao normal. Conforme ele foi crescendo, o refluxo melhorou e o leite foi sendo oferecido sem espessante e a água também.
O espessante permite melhor controle de deglutição e evita o retorno do estômago. Não é um medicamento e sim um componente nutricional auxiliar. Existem várias marcas com composições semelhantes.
Se um dia você tiver um bebê com este problema ou um idoso/doente na família com disfagia, não insira este produto na dieta sem consultar um médico. Mas sabendo desta possibilidade, questione sim!! Algumas marcas podem conter traços de leite e se o bebê também tiver alergia à proteína do leite, você arrumará mais um problema decidindo isso sozinha (o). Em geral, são isentos de glúten. Enfim, como é bom ter a informação nas mãos quando se vive um aperto não é?!
Vejam alguns exemplos de espessantes:
Eles são fáceis de usar, não empelotam e você pode escolher a textura mais adequada: néctar, pudim ou mel. E o melhor: não altera gosto, nem coloração ou cheiro. Geralmente se utiliza no leite, água, suco, sopas..
Assistam a este vídeo e vejam como funciona:
Beijos,
Gê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário